Iga, Mie — O prefeito de Iga, no oeste do Japão, manifestou oposição à proposta do governo da província de Mie de reavaliar a exigência de nacionalidade japonesa para a contratação de funcionários públicos. A declaração foi feita em 25 de dezembro pelo prefeito Toshinao Inamori.
Segundo Inamori, a possível reinstalação do critério de nacionalidade vai na contramão das políticas atuais que buscam transformar a diversidade em um fator de fortalecimento regional. O prefeito classificou a medida como discriminatória e alertou que ela pode comprometer anos de esforços conjuntos entre o setor público e privado para a construção de comunidades multiculturais.
Inamori também afirmou que a exigência pode gerar novas divisões sociais e aumentar a desconfiança dentro da sociedade, prejudicando a convivência entre diferentes grupos.
Como parte de sua política de inclusão, a cidade de Iga criou, para o processo seletivo com início previsto em abril de 2026, uma nova categoria denominada “promoção da coexistência multicultural”. A iniciativa é destinada a um número limitado de cargos administrativos e aberta a candidatos entre 18 e menos de 40 anos que possuam residência permanente ou status de residência permanente especial, mesmo sem a cidadania japonesa.
De acordo com a prefeitura, 14 pessoas se inscreveram para a vaga. Do total, 12 realizaram a primeira etapa do exame e dois candidatos foram aprovados na terceira e última fase do processo seletivo, realizada em novembro.
Fonte: Mainichi Shimbun / Imagem: Reprodução




