Tóquio, Japão – Um homem japonês foi preso na última quarta-feira (10) sob suspeita de contrabando de 2,1 quilos de líquido para cigarro eletrônico com sedativo, usado na fabricação dos chamados “cigarros zumbi”. Segundo informações do Kyodo News, essa quantidade apreendida é um recorde no Japão.
Kenji Manaka, de 59 anos, morador de Hachioji, na zona oeste de Tóquio, é acusado de contrabando da substância etomidato, que o governo japonês classificou no mês de maio como perigosa para a saúde, tornando sua venda, importação ou posse ilegais.

A droga pode causar perda de consciência e espasmos nas mãos e pernas. No exterior, ela é utilizada para induzir anestesia em cirurgias. A substância tem chamado a atenção das autoridades devido ao crescente uso entre jovens.
Manaka foi considerado membro de uma organização criminosa e o Departamento de Polícia Metropolitana de Tóquio suspeita do envolvimento do crime organizado no contrabando.
Segundo as autoridades, o japonês teria sido induzido por uma pessoa desconhecida a enviar quatro frascos de etomidato líquido da Tailândia para sua casa no Japão entre os dias 24 e 25 de novembro.
A alfândega do aeroporto de Narita descobriu a substância durante uma inspeção. Os frascos estavam embalados como se fossem loção corporal de banana. Segundo a FNN News, a polícia estima que os frascos tenham um valor total de 20 milhões de ienes. Esta foi a maior apreensão da substância desde que o etomidato foi classificado como droga ilícita.
Manaka negou as acusações e afirmou que “pretendia recusar” o pacote. Ele teria dito aos investigadores que um conhecido lhe pediu que aceitasse o pacote em troca de ¥100.000.




