Nova York/Tóquio – A Organização das Nações Unidas (ONU) disse no sábado (24) que 50 países ratificaram um tratado que proíbe as armas nucleares, abrindo caminho para sua entrada em vigor em 22 de janeiro, uma medida elogiada por ativistas antinucleares, mas os Estados Unidos e outras potências nucleares são contra.
O Tratado sobre a Proibição de Armas Nucleares, entretanto, coloca em xeque o Japão e outros países que se abrigam sob a proteção dos Estados Unidos.
O Japão, único país que sofreu a devastação de bombardeios atômicos, decidiu não assinar o tratado por conta de seus laços de segurança com os Estados Unidos, segundo a Kyodo News.
O Secretário-Geral da ONU, Antonio Guterres, elogiou os 50 países e saudou “o trabalho da sociedade civil, que tem sido fundamental para facilitar a negociação e ratificação do tratado”.
Guterres disse que a entrada em vigor do tratado “é uma homenagem aos sobreviventes de explosões nucleares e testes” e “representa um compromisso significativo para a eliminação total das armas nucleares”, segundo o porta-voz da ONU, Stephane Dujarric.
O pacto, que foi adotado em 2017, se tornará a primeira norma internacional que proíbe o desenvolvimento, teste, posse e uso de armas nucleares.
Ele entrará em vigor 90 dias após ter sido ratificado por pelo menos 50 países e regiões. Honduras foi o último país a concluir o procedimento de ratificação.
Apesar dos apelos de sobreviventes da bomba atômica e ativistas antinucleares para que o Japão ratifique o tratado, a decisão japonesa e os legisladores dos partidos de oposição expressaram sentimentos mistos sobre o pacto.
“Compartilhamos a ideia (por trás do tratado), mas achamos isso muito irreal” em livrar os estados nucleares de seus arsenais, disse Masahiko Shibayama, secretário-geral interino do Partido Liberal Democrático, em um programa da NHK em Tóquio.
Tetsuro Fukuyama, secretário-geral do Partido Democrático Constitucional do Japão, de oposição, disse: “É extremamente difícil manter um equilíbrio entre como lidar com o ‘guarda-chuva’ nuclear e a segurança na Ásia, incluindo a situação na Coréia do Norte.”
Outros partidos da oposição saudaram a evolução do tratado de proibição de armas nucleares, com o Partido Comunista Japonês dizendo que isso representou um passo em direção à abolição das armas nucleares.
Organizações não governamentais também saudaram a 50ª ratificação do tratado.
“Com o tratado agora pronto para entrar em vigor, tudo vai mudar, mas nosso trabalho não está concluído”, disse um representante da Campanha Internacional para Abolir Armas Nucleares, conhecida como ICAN, prometendo “garantir que o tratado viva em todo o seu potencial.”
ICAN, laureada com o Prêmio Nobel da Paz de 2017, disse em um comunicado: “Nos países que não aderiram, cabe a nós garantir que as empresas, governos e pessoas saibam que as armas nucleares são ilegais e que precisam se firmar no lado correto da história.”
Embora o tratado não seja capaz de exigir legalmente que os estados com energia nuclear abdiquem de seus arsenais, o lançamento do tratado provavelmente impulsionará a redução dos estoques.
Mas alguns especialistas questionaram a eficácia do tratado, uma vez que não envolve nenhum dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU – Grã-Bretanha, China, França, Rússia e Estados Unidos – todos potências nucleares.
Os Estados Unidos teriam pressionado alguns dos signatários como parte de sua oposição ao pacto.
Outros países com armas nucleares – Índia, Israel, Paquistão e Coréia do Norte – também não fazem parte do tratado.
Setsuko Thurlow, uma sobrevivente da bomba atômica baseada no Canadá e defensor da paz, criticou a posição do Japão sobre o tratado do ex-primeiro-ministro Shinzo Abe, que deixou o cargo no mês passado após quase oito anos no poder.
“Gostaria que o primeiro-ministro Yoshihide Suga visse a realidade de uma maneira flexível, sem fazer a mesma coisa que seu antecessor”, disse Thurlow, que sobreviveu à bomba atômica de Hiroshima em 1945 quando tinha 13 anos.
A ativista disse que conseguir a abolição das armas nucleares levará muito tempo e que gostaria de dar um passo de cada vez nesse sentido.
Toshiyuki Mimaki, chefe interino dos sobreviventes da bomba atômica em Hiroshima, disse que a ratificação pelos 50 países estabeleceu uma base para pressionar as potências nucleares e aquelas sob um guarda-chuva nuclear a abolir as armas nucleares.
Falando em uma entrevista coletiva em Hiroshima, Mimaki, 78, instou o governo a ratificar o tratado, dizendo: “O (único) país atingido por bomba atômica pode ficar parado assistindo aos acontecimentos? Gostaria que o governo mudasse a sua atitude.”
Separadamente, Nihon Hidankyo, um órgão com sede em Tóquio para sobreviventes de bombas nucleares e de hidrogênio, instou o governo japonês a mudar sua política, que depende da proteção nuclear fornecida por seu aliado, os Estados Unidos.
“O governo deve mudar sua política nuclear, ratificar rapidamente o tratado e assumir a liderança na realização de um mundo livre de armas nucleares”, disse o órgão em um comunicado.
Foto: iStockphoto
A estátua do Memorial da Paz na cidade de Nagasaki




