Shizuoka, Japão – O Departamento de Polícia Metropolitana de Tóquio efetuou a prisão de três homens sob a suspeita de violarem a Lei de Controle de Imigração e Reconhecimento de Refugiados ao contratarem vietnamitas em situação irregular no Japão.
Os três presos foram: Kazuhiko Ida, de 54 anos, chefe de uma agência de recrutamento na cidade de Iwata, na província de Shizuoka; Yuya Usami, de 45 anos, funcionário da empresa; e Tetsuya Nakamura, de 58 anos, gerente da fábrica de processamento de metais Nippon Kenma, na cidade de Fukuroi.
Os três são suspeitos de facilitar o emprego ilegal de quatro cidadãos vietnamitas na fábrica de metais entre 20 de novembro de 2024 e 28 de janeiro de 2026.
De acordo com informações do The Sankei Shimbun, os quatro vietnamitas entraram no Japão com vistos de estagiários técnicos, mas deixaram os serviços alegando salários baixos e problemas de relações com funcionários japoneses. Eles buscaram emprego em redes sociais e foram contratados pela agência de Ida e enviados para trabalhar na fábrica de Fukuroi.
Segundo a polícia, Nakamura afirmou que a fábrica vinha sofrendo com a falta de mão de obra, mesmo após a publicação de anúncios de emprego. No total, a agência de recrutamento enviou à fábrica 65 trabalhadores vietnamitas entre novembro de 2020 e janeiro de 2026.
Aproximadamente 90 milhões de ienes foram pagos em taxas de agenciamento à empreiteira e nos últimos dois anos, a fábrica supostamente não verificou a situação de residência dos trabalhadores vietnamitas.
A investigação começou em maio do ano passado, quando um vietnamita de 26 anos foi preso após permanecer ilegalmente no Japão. Os três homens presos teriam confessado os crimes e a polícia encaminhou ambas as empresas ao Ministério Público.





Dia 28 sofremos um acidente de trânsito na qual um vietnamita dirigia um veículo embriagado e fugiu sem prestar socorro. Hoje continuo hospitalizado e minha tia com várias fraturas na bacia aguarda por cirurgias para consertar os danos. E por isso e outras coisas que o governo atual está ficando mais rigoroso. Porém acredito que a culpa é dos próprios governantes. Deixaram muito de lado a parte de fiscalização
Nada justifica enquanto existir gente que emprega funcionários irregulares, estimula também esses estrangeiros a ficarem irregulares. No meu caso o acidente além do rapaz fugir está embriagado ele não tinha nenhum tipo de seguro. Sei que ele tem família tinha compromissos mas e nós que perdemos dias de trabalhos estamos internados sujeitos até ficarmos com problemas físicos no futuro. As autoridades tem que melhorar nas regras e nas leis. O que não pode é uma pessoa portar um carro, todos sabemos que é uma arma que mata, e esses portadores condutores não tiverem um seguro particular. O seguro obrigatório não cobre todas as despesas. Os estrangeiros assim como os descendentes estrangeiros tem que cumprir as regras como os próprios japoneses fazem. Com certeza as coisas vão melhorar para muito para todos nós.