Kyoto, Japão – A prefeitura de Kyoto anunciou nesta quarta-feira (25) um plano para introduzir um sistema de tarifas diferenciadas de ônibus para moradores e visitantes da cidade, com o objetivo de conter a superlotação de turistas. De acordo com informações do jornal The Mainichi, se implementada, a tarifa será a primeira do tipo no Japão.
O prefeito de Kyoto, Koji Matsui, revelou que a proposta é de reduzir a tarifa fixa atual de ¥230 para ¥200 para os habitantes da cidade, e fazer com que os turistas paguem taxa maior, que deve ficar em torno de ¥350 e ¥400.
Para diferenciar residentes de não residentes de Kyoto, está previsto o uso de cartões IC pré-pagos para serviços de transporte, vinculados aos cartões de identificação My Number.
Mudança deve passar por aprovação de ministério
O plano da prefeitura enfrenta um obstáculo, visto que a Lei de Transporte Rodoviário do Japão proíbe tratamento discriminatório injusto nas tarifas para determinados passageiros. Autoridades da cidade estão em debate com o Ministério dos Transportes, que exige que uma “justificativa razoável” seja apresentada para a mudança.
Durante reunião da assembleia municipal nesta quinta-feira (25), Matsui afirmou que as discussões com o ministério e operadores privados estavam em andamento e disse: “Devido às medidas contra o excesso de turismo e ao aumento dos custos, as tarifas deverão ficar entre 350 e 400 ienes, mas queremos oferecer descontos aos cidadãos”.
A cidade pretende obter a aprovação do Ministério da Terra, Infraestrutura, Transporte e Turismo e implementar o sistema no ano fiscal de 2027.
Turismo excessivo em Kyoto
Com uma população de 1,43 milhão, Kyoto recebeu 56,06 milhões de turistas em 2024, incluindo um recorde de 10,88 milhões de visitantes estrangeiros. Congestionamentos e atrasos nos ônibus tornaram-se símbolos comuns do excesso de turismo.
Em uma pesquisa municipal realizada em 2024, 79,9% dos entrevistados relataram ter sido incomodados pelo congestionamento do transporte público e pela falta de educação dos turistas.
O governo municipal tem levado a “harmonização da vida dos cidadãos com o turismo” como questão fundamental. Além disso, Kyoto aumentará sua taxa de imposto sobre hospedagem a partir de 1º de março para impulsionar a arrecadação de impostos, ao mesmo tempo em que fortalece as regulamentações sobre hospedagens privadas.




