Yamagata, Japão – A Universidade de Yamagata divulgou recentemente os resultados de uma pesquisa que investigou a relação entre a frequência de consumo de lámen e o risco de morte. O estudo aponta que consumir lámen três ou mais vezes por semana pode estar associado a um aumento de até 1,52 vez (ou 52%) no risco de mortalidade, informou a emissora TBS nesta sexta-feira (15).
A pesquisa, conduzida em parceria com a Universidade de Nutrição de Yonezawa, analisou dados de 6.725 pessoas como parte de um grande estudo epidemiológico, cujos resultados foram publicados na revista científica The Journal of Nutrition, Health and Aging em 4 de agosto.
Como foi feito o estudo
O levantamento classificou os participantes em quatro grupos, de acordo com a frequência de consumo de lámen: menos de uma vez por mês, até uma vez por semana, duas vezes por semana e três ou mais vezes por semana.
A equipe acompanhou a taxa de mortalidade e cruzou os dados com fatores como índice de massa corporal (IMC), tabagismo, consumo de álcool, diabetes e hipertensão.
O consumo frequente (três ou mais vezes por semana) esteve associado a IMC mais alto, tabagismo, ingestão de álcool, além de maior incidência de diabetes e hipertensão.
Mesmo após ajustar os dados para fatores de risco, observou-se uma tendência (ainda que sem significância estatística geral) de aumento de 52% no risco de morte nesse grupo.
A análise por subgrupos mostrou aumento de risco especialmente entre pessoas com menos de 70 anos, consumidores de álcool e aqueles que bebem mais da metade do caldo do lámen.
Conclusão dos pesquisadores
Segundo a equipe, embora o lámen seja parte da cultura alimentar japonesa, o consumo frequente pode levar à ingestão excessiva de sal, o que, em determinadas condições, pode prejudicar a saúde. O estudo reforça a importância de moderar tanto a frequência quanto a forma de consumo.
A recomendação final é simples: não apenas o lámen, mas qualquer alimento, quando consumido em excesso, pode ser prejudicial. O ideal é manter o equilíbrio, cuidar da saúde e apreciar o prato de forma moderada.




