Tóquio, Japão – Pesquisa realizada por especialistas de uma universidade em Tóquio revelou que quase 20% dos consumidores de suplementos alimentares no Japão utilizam doses acima das recomendadas pelos fabricantes. A prática pode aumentar os riscos à saúde.
O estudo, divulgado pelo jornal Asahi Shimbun, foi conduzido por um grupo liderado Keiko Asakura, professora de saúde pública, e Minami Sugimoto, professora assistente de saúde pública. Ambas fazem parte da Faculdade de Medicina da Universidade de Toho.
Ao todo, a pesquisa reuniu respostas válidas de 2.002 participantes.
Resultados da pesquisa
Para selecionar os entrevistados, os pesquisadores utilizaram dados de histórico de compras de pessoas que haviam adquirido ao menos um dos 25 suplementos alimentares escolhidos para a análise.
Sendo assim, os participantes responderam a questionários sobre a forma de uso dos produtos, incluindo quantidade ingerida por vez e frequência de consumo.
Segundo os resultados, 371 pessoas, o equivalente a 18,5% dos entrevistados, afirmaram consumir suplementos em doses superiores às indicadas nas embalagens.
Além disso, o levantamento mostrou que a maior parte dos consumidores que excediam as doses recomendadas tinha entre 50 e 64 anos, trabalhava em tempo parcial ou integral e fazia uso contínuo dos suplementos por seis meses ou mais.
Nutrientes também ultrapassaram limites considerados seguros
Entre os participantes, 1.705 utilizavam suplementos com ácido fólico, zinco ou outros nutrientes que possuem limites máximos de ingestão considerados toleráveis pelas autoridades de saúde.
Desse grupo, 184 pessoas, ou 10,8%, ultrapassavam o nível máximo recomendado para pelo menos um nutriente, aumentando o risco potencial de efeitos prejudiciais à saúde.
As pesquisadoras afirmaram que os fabricantes japoneses precisam tornar as informações sobre dosagem mais claras e acessíveis ao público.
Segundo as especialistas, parte do consumo excessivo também pode estar relacionada à rotina acelerada de muitos consumidores. Eles recorrem aos suplementos como forma prática de complementar nutrientes.
Outro fator apontado pelo estudo é a crença de que doses maiores poderiam trazer mais benefícios à saúde. “O público deve saber que o consumo excessivo de suplementos alimentares pode ser prejudicial”, afirmou Keiko Asakura.




