Shirahama, Japão – A temporada de verão começou oficialmente na praia de Shirarahama, em Wakayama, neste domingo (3), marcando a abertura mais precoce entre as praias de Honshu. Mesmo sob céu nublado, visitantes não perderam a chance de correr para o mar e aproveitar o primeiro mergulho do ano, informou a agência Kyodo.
Conhecida pela extensa faixa de areia branca, a praia recebeu banhistas logo após uma cerimônia tradicional de segurança, seguida por um corte simbólico de fita que deu início às atividades. Em clima de animação, o público entrou na água quase ao mesmo tempo.
De acordo com a associação de turismo de Shirahama, a temperatura às 9h era de 23°C, com a água em torno de 22°C. A praia de Shirarahama tem cerca de 620 metros de extensão. É considerada uma das mais famosas da região de Kansai, atraindo cerca de 600 mil visitantes todos os anos.

“Irmã” da praia de Waikiki
O local mantém ainda uma ligação simbólica com a praia de Waikiki, no Havaí, com a qual se declara “irmã”. Oferece um cenário que mistura areia clara, mar em tons de verde-esmeralda e fileiras de palmeiras — elementos que reforçam o clima de resort.
A temporada de banho deve seguir até 13 de setembro. “O longo verão de Shirahama começou. Esperamos receber muitos visitantes”, afirmou o presidente da associação de turismo, Shogo Shindo.

Além do banho de mar, Shirarahama também costuma receber eventos como queima de fogos, festivais com lanternas, sessões de beach yoga e até competições de triatlo ao longo da temporada.
A praia fica a cerca de 15 minutos de carro a partir da estação Shirahama, pela linha JR Kisei, ou pela via expressa Nanki-Shirahama. Durante o período de verão, a expectativa é de trânsito intenso nas proximidades e nos estacionamentos.




