Tóquio, Japão – A Agência Meteorológica do Japão divulgou na terça-feira (24) a previsão climática para o verão deste ano (junho a agosto) e alertou que as temperaturas deverão ficar acima da média em todo o país. Segundo o órgão, há risco de que o Japão enfrente novamente um período de calor extremo, semelhante ao registrado nos últimos anos.
De acordo com a previsão, a expansão da alta pressão do Pacífico sobre a região de Honshu deverá ser mais intensa que o normal, favorecendo a entrada de ar quente e mantendo as temperaturas elevadas em grande parte do território japonês. Com isso, o país deverá permanecer sob a influência de massas de ar quente com maior frequência.
Nos últimos anos, o Japão tem enfrentado verões cada vez mais quentes. Em 2025, a temperatura média do período superou os recordes anteriores de 2023 e 2024, tornando-se o verão mais quente desde o início das medições, em 1898. Foi o terceiro ano consecutivo com calor recorde.
Para 2026, a previsão indica novamente temperaturas acima da média nacional, com possibilidade de repetição de episódios prolongados de calor intenso.
O volume de chuvas deverá ficar dentro da média em todo o país. Mesmo assim, a agência alerta que o período de chuvas de início de verão poderá trazer precipitações fortes, exigindo atenção para possíveis desastres causados por chuvas intensas.
Influência do aquecimento global e fenômenos climáticos
Segundo a Agência Meteorológica, a temperatura média da atmosfera global deverá permanecer elevada devido ao aquecimento global. Há também possibilidade de ocorrência do fenômeno El Niño, que tende a elevar a temperatura da superfície do mar na região equatorial do Oceano Pacífico.
Com isso, a formação de nuvens de tempestade deverá ser mais frequente nas áreas próximas à linha internacional de data e a leste das Filipinas, enquanto a atividade de nuvens convectivas deverá ser menor nas proximidades da Indonésia.
Essas condições devem influenciar a circulação atmosférica, fazendo com que a corrente se desloque ligeiramente para o norte na região do Japão, o que também favorece a entrada de ar quente no país.
Primavera deve chegar mais cedo
A agência também divulgou a previsão para o período de março a maio, indicando que a primavera deverá começar mais cedo este ano.
As temperaturas de março deverão ficar dentro da média ou acima dela, do oeste ao norte do Japão. Em regiões com grande volume de neve acumulada, o degelo deverá avançar rapidamente, aumentando o risco de deslizamentos.
Para abril, a previsão é de temperaturas acima da média em amplas áreas do oeste ao norte do país. Em maio, o oeste e o leste do Japão também deverão registrar temperaturas superiores ao normal.
Segundo a agência, normalmente os casos de insolação e hipertermia começam a aumentar por volta do período do feriado prolongado de maio, mas neste ano o risco pode surgir mais cedo.
A recomendação é tomar medidas preventivas, como manter hidratação frequente e evitar exposição prolongada ao sol nos dias mais quentes.




