Tóquio – O arquipélago japonês deve registrar uma elevação atípica nas temperaturas entre este sábado (14) e domingo (15). A chegada de uma massa de ar quente trará um clima com características de primavera, com os termômetros podendo atingir a marca dos 20°C em diversas regiões, de Kanto a Kyushu.
Apesar do alívio temporário no rigor do inverno, a mudança será breve. Na primeira metade da próxima semana, uma massa de ar frio deve se deslocar para o sul, restabelecendo as baixas temperaturas e o clima invernal em todo o país. A estabilidade térmica só deve retornar a partir de sexta-feira (20), com previsões de calor recorde — possivelmente as marcas mais altas da última década para este período — em áreas que abrangem de Hokkaido a Tokai.
No sábado, as regiões de Tohoku e Hokuriku devem registrar máximas acima de 10°C. Já entre Kanto e Kyushu, os termômetros devem ultrapassar os 15°C, permitindo que os cidadãos dispensem casacos pesados durante o dia.
O pico do calor ocorre no domingo. No centro de Tóquio, a máxima prevista é de 18°C, temperatura semelhante à do início de abril. Em Nagoya, Kochi e Kagoshima, os índices devem rondar ou superar os 20°C, consolidando um cenário de calor moderado.
Alertas de segurança e saúde
As autoridades e especialistas alertam para os riscos trazidos pelo aumento súbito da temperatura. Em locais com grande acúmulo de neve, o degelo rápido aumenta o perigo de avalanches, quedas de neve de telhados e inundações em vias públicas.
Além disso, o clima quente deve dar início à dispersão de pólen nas regiões de Kanto a Kyushu, exigindo precauções por parte de pessoas alérgicas. Devido às variações bruscas de temperatura previstas para os próximos dez dias, recomenda-se atenção redobrada com a saúde para evitar o desgaste físico causado pelo choque térmico.
Fonte: Tenkijp / Imagem: Reprodução




