Hiroshima, Japão – A neve intensa provocou longos congestionamentos na rodovia expressa Sanyo, afetando o trecho entre as províncias de Hiroshima e Yamaguchi, no oeste do Japão, nos últimos dias do feriado de Ano Novo, informou a emissora NHK.
Na pista sentido Yamaguchi, o congestionamento ultrapassou 20 quilômetros, sem previsão de normalização.
De acordo com a polícia, pouco depois das 19h de sexta-feira (2), houve um chamado informando que veículos trafegavam com pneus comuns na rodovia Hiroshima–Iwakuni e ficaram imobilizados por causa da neve. O problema ocorreu no trecho entre os trevos de Ono e Otake, onde vários carros não conseguiram seguir viagem.
Segundo a Nishi-Nippon Expressway Company (NEXCO West), o local possui duas faixas por sentido. Os veículos que vinham atrás conseguiam avançar lentamente, desviando dos carros parados, mas o tráfego seguia fortemente congestionado.
O impacto se estendeu à via expressa Sanyo, que se conecta à rodovia Hiroshima–Iwakuni. Às 4h deste sábado (3), o congestionamento na pista sentido Okayama chegava a 23 quilômetros, tendo como ponto inicial a região do trevo de Otake, em Hiroshima, e se estendendo até a cidade de Iwakuni, em Yamaguchi. Até o momento, não há previsão para a liberação total da via.
Em razão da situação, foram adotadas interdições preventivas: a rodovia Hiroshima–Iwakuni foi totalmente fechada nos dois sentidos entre Otake e Hatsukaichi. Na Sanyo, a pista sentido Okayama entre Kumage e Otake também foi bloqueada.
Motoristas que ficaram presos no congestionamento relataram longas horas de espera e falta de suprimentos. Uma mulher na casa dos 40 anos, que retornava da casa dos pais em Kagoshima para sua residência em Shiga, contou que ficou parada entre as 22h de sexta-feira e as 5h deste sábado, conseguindo sair apenas pelo trevo de Iwakuni.
“O carro quase não se movia. Esperei horas a apenas cinco quilômetros da saída. Não imaginei que a neve causaria um congestionamento assim e tive dificuldades com comida e bebida”, relatou.
Um homem de cerca de 20 anos, que seguia de Fukuoka para Aichi, afirmou ter ficado cerca de sete horas preso no trânsito. “Tive dor de barriga, mas não havia banheiro. Precisei sair da rodovia. Até os serviços de apoio estavam congestionados. Foi uma situação realmente angustiante”, disse.
Outra motorista, entrevistada por volta das 4h, contou que estava há quatro horas dentro de um túnel, com o trânsito praticamente parado. Ela entrou na Sanyo por volta das 17h de sexta-feira, mas cerca de uma hora depois começou a enfrentar congestionamento nas proximidades do trevo de Kuga, em Yamaguchi.
Desde a madrugada, o tráfego quase não avançava. “Não sabemos quando isso vai acabar. Não esperávamos um congestionamento desse tamanho, e na estrada não há como comprar água. Seria de grande ajuda receber algum tipo de apoio”, desabafou.
As autoridades pedem que os motoristas utilizem pneus de inverno e correntes onde estiver nevando, e acompanhem as informações atualizadas de trânsito e clima.




