Sapporo, Japão – Duas pessoas morreram em Sapporo (Hokkaido) após consumirem uma planta venenosa chamada Colchicum autumnale (açafrão-do-prado), que se parece com Allium victorialis (cebolinha siberiana), informou o jornal Yomiuri.
Essas pessoas, membros de uma mesma família, colheram a planta no jardim de casa e a consumiram no início deste mês. O Departamento de Saúde de Sapporo confirmou na sexta-feira (17) que a causa da morte foi intoxicação alimentar devido ao consumo da planta.

A Colchicum autumnale (em japonês, inusafuran/イヌサフラン) contém colchicina, um composto tóxico que pode causar convulsões e vômitos.
Desde 2015, 19 pessoas foram intoxicadas por consumir essa planta em Hokkaido, e 9 delas morreram. O açafrão-do-prado floresce no outono com pétalas de cor lilás claro e é vendida para fins ornamentais.

O Departamento de Saúde alerta que, enquanto a Allium victorialis (gyoujaninniku/ギョウジャニンニク) tem base de coloração roxo-avermelhada e um forte cheiro de alho, a Colchicum autumnale tem base verde.
As autoridades recomendam que, se não for possível identificar uma planta comestível, ela não deve ser consumida.
Foto: Departamento de Saúde de Sapporo
Planta venenosa Colchicum autumnale (à esquerda) e Allium victorialis, ou cebolinha siberiana, à direita




