Osaka, Japão – A cidade de Osaka anunciou nesta quinta-feira (19) que recebeu uma uma doação incomum e generosa de 21 quilos de barras de ouro, destinada a custear a manutenção do sistema de abastecimento de água da cidade, que se encontra em estado envelhecido.
Segundo informações da BBC, a doação é avaliada em 560 milhões de ienes e foi feita em novembro do ano passado por uma pessoa que, um mês antes, já havia doado ¥500.000 em dinheiro para a companhia de água municipal.
O prefeito de Osaka, Hideyuki Yokoyama, ficou surpreso com a doação e disse estar sem palavras para expressar sua gratidão. “É uma quantia absolutamente impressionante. Fiquei chocado”.
Segundo o prefeito, o doador de tamanha quantia desejou permanecer anônimo.
Problemas de abastecimento
Osaka tem enfrentado problemas com o envelhecimento de tubulações da cidade, que tem cerca de 2,8 milhões de habitantes. De acordo com a companhia de água municipal, somente em 2024, foram mais de 90 casos de vazamentos de água sob suas ruas.
As obras de substituição dos canos de água enfrentam um obstáculo, pois o custo real ultrapassou o orçamento previsto, segundo a mídia local.




